Desde o início de 2020 enfrentamos uma crise sanitária de COVID-19, com número recorde de mortos em diversos países e sistemas de saúde colapsando. E, embora a situação seja crítica, temos visto uma luz no fim do túnel: a vacinação.
As vacinas são utilizadas para induzir a imunidade à vírus e bactérias que são causadores de algumas doenças e, historicamente, já ajudaram a combater diversas delas, como varíola e rubéola. Com o Coronavírus não está sendo diferente. Alguns laboratórios reconhecidos mundialmente já criaram suas versões que têm grande eficácia contra a doença.
As dúvidas sobre esse assunto são muitas, e para ajudar, viemos desmistificar e contar algumas verdades sobre a vacina contra o COVID-19
1. “Eu não vou mais ficar doente de Covid-19 depois de tomar a vacina.”
Mito! As vacinas não evitam 100% a contaminação da doença. Cada uma delas tem uma porcentagem específica de imunização. No entanto, elas têm maior eficácia em evitar casos graves e com muitas complicações, além disso, conforme o número de vacinados aumenta, menor a quantidade de formas graves da doença.
2. “As vacinas contra Covid-19 são seguras.”
Verdade! Todas as vacinas passam por várias fases de testes que acontecem para garantir a proteção e segurança contra a doença.Além disso, para que uma vacina seja utilizada, sua segurança precisa ser comprovada pelas agências reguladoras, no caso do Brasil o órgão responsável é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E, mesmo depois de aprovadas, as vacinas continuam sendo monitoradas para garantir sua eficácia.
3. “Não preciso mais usar máscara e tomar os cuidados que vinha tendo durante o período de pandemia”.
Mito! Mesmo depois da vacinação é preciso manter os cuidados, pois, em geral, só apenas duas semanas após a segunda dose é que o sistema cria anticorpos para barrar a entrada de vírus nas células. Além disso, nem todos se vacinaram e as variantes do vírus continuam em disseminação. Portanto, os cuidados devem ser mantidos.
4. “A vacina pode ter efeitos colaterais”.
Verdade! Algumas pessoas podem sentir efeitos, que podem variar de corpo para corpo, mas em geral são leves dores musculares ou febre e passam rapidamente. São apenas uma resposta do sistema imunitário à vacina, não significa que o organismo contraiu o vírus.
5. “As vacinas alteram o DNA”
Mito! A substância das vacinas sequer entra em contato com o DNA e não são capazes de alterar o nosso material genético.
Mesmo com a vacinação a todo vapor, ainda são necessários os cuidados com o vírus e a contaminação. As vacinas salvam vidas, então fique atento ao calendário de vacinação da sua cidade.